Ensino Médio

O Ensino Médio instiga  o aluno a pensar de maneira cuidadosa e questionadora, de modo a aperfeiçoar as capacidades de compreensão, de análise, de estabelecer relações e de tomar posições. Estas capacidades implicam na aquisição de ferramentas para lidar com as diferentes áreas e linguagens, tanto as relativas às ciências exatas como às biológicas e humanas. Nosso aluno sabe que o conhecimento é produzido em determinados contextos sociais e históricos e que resulta de relações complexas entre diferentes saberes.

Isso pode ser exemplificado na possibilidade que o nosso aluno têm, ao longo de seu percurso, de fazer escolhas entre as disciplinas eletivas, tanto em Artes (Teatro, Música e Artes Visuais) e em Educação Física (Dança, Esportes e Habilidades Acrobáticas), quanto entre outras disciplinas que ampliam sua experiência acadêmica, tais como: Física e Tecnologia Moderna, Questões Ambientais, Psicologia Social, Ética, entre outras.

Nosso aluno é convocado a perceber a pluralidade de perspectivas investigativas e explicativas, valorizando as construções históricas do conhecimento e a diversidade de modelos explicativos de um fenômeno. Compreende que a diversidade sociocultural é fundamental na produção dos saberes e que as várias facetas da realidade, em suas diferentes expressões e significados, devem ser levadas em consideração.

Nosso trabalho favorece a constituição de projetos de vida inspirados por um espírito de superação e de realização. Enfatizamos a importância do fortalecimento dos vínculos que, ao lado da elaboração de um referencial ético, auxilia a percepção de sentidos, apoia nas escolhas e estimula nossos alunos a lutar pelo que valorizam. É importante favorecer a possibilidade de se autoconhecer, de reconhecer suas diferentes habilidades e de buscar formas para prosseguir em seus projetos. A escola como espaço de ensino, de aprendizagem e de convivência é, sobretudo, um espaço de diálogo e de difusão de referências essenciais para que nosso jovem se perceba provido de recursos.

Nosso currículo é pensado de maneira a formar um aluno preparado para dar continuidade aos estudos após o término do Ensino Médio, e isso inclui a passagem pelo vestibular. Visamos, sobretudo, que nosso aluno tenha boas condições de seguir em sua vida acadêmica e profissional.

Desenvolver a capacidade de ler, compreender, interpretar e problematizar diferentes textos; conhecer as diversas maneiras de fazer pesquisa; utilizar conceitos e procedimentos das diferentes áreas do conhecimento para resolver problemas; ser capaz de boa expressão verbal, na forma oral e escrita, utilizando adequadamente os gêneros do discurso, são alguns dos focos importantes do nosso trabalho. Dessa forma, nossos alunos têm a oportunidade de serem estudantes capazes de enfrentar com resultados significativos o desafio dos vestibulares, do Ensino Superior e do mundo do trabalho.

Visamos a formação de um aluno em condições de reconhecer em que aspectos é autônomo e de perceber quais são os próximos desafios a serem enfrentados, e para isso é necessário que ele:

  • adquira as ferramentas metodológicas e procedimentais específicas das áreas do conhecimento;
  • desenvolva perseverança e fôlego para enfrentar seus desafios; e
  • seja responsável pelas escolhas que faz, tanto em relação ao seu percurso pessoal quanto ao coletivo.

Assim, no Ensino Médio o aluno é desafiado a:

  • lidar com uma maior quantidade e complexidade das disciplinas;
  • desenvolver métodos de registro mais qualificados;
  • desenvolver métodos de estudo de acordo com as especificidades dos diferentes conteúdos;
  • operar com a natureza interdisciplinar do conhecimento humano; e
  • planejar-se para dirigir sua vida acadêmica de maneira satisfatória.

Clique no link e confira a grade curricular do Ensino Médio.

Diretor-geral
Harlei Alberto Florentino

Coordenadora Pedagógica
Laura Meloni Nassar (1º ao 3º ano)

Assistente de Coordenação Pedagógica
Carolina Maria Binatti (1º ao 3º ano)

Assessora de Práticas Inclusivas
Nana Corrêa Navarro

 

Professores
Alex Kantorowicz Buck: Música - 1º ao 3º ano
Amadeu Cardoso Jr.: Geografia - 2º e 3º ano | Tese - 2º ano | Projeto de Intervenção - 3º ano
Aroldo Nascimento Silva: Química - 1º e 2º ano
Arthur Baldin: Assistente de Teatro - 1º ao 3º ano
Cecília Vardi: Orientação Profissional - 3º ano
Christiane Fernandes: Assistente de Orientação Profissional
Eric Jan Krotosznski: Teatro - 1º ao 3º ano
Eric Rodrigues Netto: Coordenador de Biblioteca
Evandro Rodrigues da Silva: Produção de Texto - 1º ano 
Guilherme Xavier da Silveira Viana: Inglês - 1º ao 3º ano
Jacó Izidro de Moura: Física - 1º ao 3º ano |Teses - 2º ano
Janaína Arruda da Silva: Gramática e Literatura - 1º ano | Gramática, Produção de Texto e Literatura - 2º ano | LPL - 3º ano
João Paulo Simão: Habilidades Circenses e Acrobacia - 1º ao 3º ano
Juliana Cernea: Projeto de Intervenção - 3º ano
Letícia Doretto Gonçalves: Dança - 1º ao 3º ano
Lizânias de Souza Lima: História - 1º e 2º ano
Luísa Nunes Galvão Caron de Oliveira: Assistente de Biblioteca
Luiz Fernando Puglisi: Química - 3º ano
Marcel Youssef Hamed: Ed. Artística - 1º ao 3º ano
Marcella Monteiro de Souza e Silva: Psicologia - 1º ano | Tese - 2º ano
Marcelo Jorge de Moraes (Panga): Biologia - 2º e 3º ano
Maria Cristina Ribeiro Ramos: Inglês - 2º ano | Coordenadora de Línguas
Michelle Sestari Perego: Inglês - 2º e 3º ano
Nathália Helena Azevedo: Teses - 2º ano  
Ricardo Santoro: Estudo do Meio - 1º ano
Rodolfo Calil Bernardes: História - 3º ano
Sergio Luis dos Santos: Esportes - 1º ao 3º ano
Silvio Tamabara Jr.: Matemática - 2º e 3º ano
Tarso de Miranda Pompeu Loureiro: Geografia - 1º ano | Sociologia - 1º ano | Estudo do Meio - 1º ano | Economia - 3º ano | Projeto de Intervenção - 3º ano
Tiago Lopes de Oliveira: Filosofia - 2º ano | Tese - 2º ano
Tomas Irici: Assistente de Ed. Artística
Vania de Andrade Luz: Matemática - 1º ano | Estudo do Meio - 1º ano
Vera Regina Gherardini: Espanhol - 1º e 2º ano

O trabalho de Orientação Profissional desenvolve uma série de ações que auxiliam os alunos na construção de seus projetos de vida após a saída da escola. A escolha da universidade, os cursos superiores e o mundo do trabalho são alguns dos focos dessa atividade. Junto a isso, durante o Ensino Médio, o Colégio Oswald desenvolve um programa de simulados e diagnósticos individuais de aprendizagem que auxiliam os alunos na preparação para o ENEM e os vestibulares.

Clique aqui e saiba mais sobre o nosso projeto de Orientação Profissional.

Acontece no Oswald

{$ event.title $}

{$ event.description $}
{$ unit.acronym | uppercase $}

Publicações

Blogs

12ª Dimensão

Blog sobre ciência e tecnologia, por Jacó Izidro Moura, professor de Física do Colégio Oswald.

Da Boca pra Fora

Blog da rádio escolar produzida por alunos voluntários do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I, com o objetivo de favorecer a produção e a difusão cultural.