Ensino Fundamental II

 

Novos conhecimentos, uma progressiva conquista de autonomia. O processo de aprendizagem torna-se mais profundo, exigente, formalizado. Essa etapa representa a potencialização do que vem sendo trabalhado desde o 1º ano do Ensino Fundamental I. O 6º ano do Ensino Fundamental II  marca uma sensível ampliação do mundo do aluno, quando ele toma contato com vários professores, alargando e diversificando suas experiências escolares.

Nosso trabalho se organiza de modo a possibilitar ao aluno o aprendizado dos conteúdos formais e simultaneamente desenvolver habilidades essenciais a seu crescimento e autonomia. Para tanto, oferecemos-lhe diferentes possibilidades de olhar, analisar, compreender, formar e exprimir opiniões e fazer escolhas e intervenções.

A aprendizagem da vida em grupo também é um dos focos de nossa proposta pedagógica, que contempla o enfrentamento da tensão entre as experiências individuais e coletivas e concebe o conhecimento como legado cultural e resultado de uma conquista pessoal.

O processo formativo é pautado em procedimentos, por exemplo, a tomada coletiva de decisões, a reflexão e encaminhamento de soluções de conflitos, a discussão de regras de convivência e a gestão de combinados necessários à articulação do grupo, dentro de um contexto institucional de convivência.

Os assuntos que interessam e preocupam os jovens dessa faixa etária são objetos de constante reflexão, e são trabalhados por intervenções previstas no currículo de cada disciplina ou por atividades propostas em função de necessidades que emergem durante o processo.

Nessa perspectiva, a aprendizagem formal sustenta a formação geral do aluno. Isso se desenvolve através de um cotidiano escolar exigente, em uma grade curricular diversificada e em uma série de desafios de aprendizagem propostos aos alunos durante o Ensino Fundamental II.

O aluno do Ensino Fundamental II terá, inicialmente, o desafio de se organizar e se apropriar da nova estrutura de funcionamento, em função da ampliação da grade curricular e da entrada de vários professores para administrar cada disciplina. A equipe de professores e o professor tutor dedicam-se a trabalhar, com os alunos do 6º ano, procedimentos que visem a organização de sua rotina escolar, com vistas à sua autonomia. Dessa forma, são trabalhados os procedimentos que propiciem:

  • ampliar a habilidade de anotar seus compromissos na agenda, tendo em vista seus vários professores, os prazos, o horário de aulas e, em decorrência, aprender a selecionar o material que fica na escola e o que se leva para casa; 
  • aprofundar as formas e os caminhos de aquisição de um peculiar modo de estudo; e ampliar sua noção sobre a responsabilidade que lhe cabe entre ensino e estudo/aprendizagem;
  • as mudanças no Ensino Fundamental II são vistas como uma situação muito positiva pelos alunos, uma vez que entendem como a aquisição de um novo e importante status escolar. Assim, aguardam os desafios com muita curiosidade;
  • saber que embora cada disciplina tenha sua denominação, seu objeto de estudo e um método próprio, ela é uma parte do conhecimento humano e somente com a articulação entre elas é que se pode compreender o mundo;
  • aprofundar a capacidade de registro, compreendendo que esse fazer é um processo de aprendizagem em si, e é material de controle e de consulta em seus estudos;
  • pesquisar, selecionar, organizar e interpretar a informação de forma crítica em função das situações-problema ou questões colocadas; e aprofundar o uso das tecnologias de informação e comunicação no percurso de sua aprendizagem. 

Clique no link e confira a grade curricular do Ensino Fundamental II.

 

 

Diretor-geral
Harlei Alberto Florentino

Coordenadoras Pedagógicas
Adriana Elisabeth Dias (6º e 7º ano)
Laura Meloni Nassar (8º e 9º ano)

Tutora de 6º e 7º ano
Juliana Haim

Assistente de Coordenação 
Carolina Maria Binatti (8º e 9º ano)

Assistente de Direção
Júlio Sousa

Assessora de Práticas Inclusivas
Nana Corrêa Navarro

Assistente de Práticas Inclusivas
Camila Harumi Hatamura

 

Professores
Alex Kantorowicz Buck (Música)
Amanda Oliveira Callazans (Matemática)
Arthur Acosta Baldin (Auxiliar de Teatro)
Bruno Picchi (Geografia)
Bruno Storni (Artes Visuais) 
Carolina Reuter Camargo Helene (Oficina da Ciência) 
Cristinane Acácio Rosa (Informática)
Eric Jan Krotosznski (Teatro) 
Eric Rodrigues Netto (Coordenador de Bibliotecas)
Evandro Rodrigues da Silva (Língua Portuguesa) 
Felipe Marques Pagliato (Música) 
Guilherme Xavier da Silveira Viana (Inglês) 
João Paulo Simão (Capoeira e Atividades Acrobáticas) 
Júlia de Andrade Henrique dos Santos (Dança) 
Juliana Cernea (Inglês)
Luísa Nunes Galvão Caron de Oliveira (Educadora de Biblioteca)
Márcia Redua (História) 
Maria Cristina Ribeiro Ramos (Coordenadora de Línguas)
Michelle Sestari Perego (Inglês) 
Nelson Antonio Calil Filho (Ciências) 
Ricardo Santoro (Biologia) 
Rodolfo Calil Bernardes (História) 
Sergio Luis dos Santos (Esportes) 
Tarso de Miranda Pompeu Loureiro (Geografia) 
Vania de Andrade Luz (Matemática) 
Vivian Gusmão (Língua Portuguesa) 

Auxiliares de classe
Filomena Aparecida da Silva
Mariana Nogueira Tonello Zocchi

 

Acontece no Oswald

{$ event.title $}

{$ event.description $}
{$ unit.acronym | uppercase $}

Publicações

Blogs

12ª Dimensão

Blog sobre ciência e tecnologia, por Jacó Izidro Moura, professor de Física do Colégio Oswald.

Rádio Da Boca pra Fora

Blog da rádio escolar produzida por alunos voluntários do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I, com o objetivo de favorecer a produção e a difusão cultural.