Ensino Fundamental II

 

Novos conhecimentos, uma progressiva conquista de autonomia. O processo de aprendizagem torna-se mais profundo, exigente, formalizado. Essa etapa representa a potencialização do que vem sendo trabalhado desde o 1º ano do Ensino Fundamental I. O 6º ano do Ensino Fundamental II  marca uma sensível ampliação do mundo do aluno, quando ele toma contato com vários professores, alargando e diversificando suas experiências escolares.

Nosso trabalho se organiza de modo a possibilitar ao aluno o aprendizado dos conteúdos formais e simultaneamente desenvolver habilidades essenciais a seu crescimento e autonomia. Para tanto, oferecemos-lhe diferentes possibilidades de olhar, analisar, compreender, formar e exprimir opiniões e fazer escolhas e intervenções.

A aprendizagem da vida em grupo também é um dos focos de nossa proposta pedagógica, que contempla o enfrentamento da tensão entre as experiências individuais e coletivas e concebe o conhecimento como legado cultural e resultado de uma conquista pessoal.

O processo formativo é pautado em procedimentos, por exemplo, a tomada coletiva de decisões, a reflexão e encaminhamento de soluções de conflitos, a discussão de regras de convivência e a gestão de combinados necessários à articulação do grupo, dentro de um contexto institucional de convivência.

Os assuntos que interessam e preocupam os jovens dessa faixa etária são objetos de constante reflexão, e são trabalhados por intervenções previstas no currículo de cada disciplina ou por atividades propostas em função de necessidades que emergem durante o processo.

Nessa perspectiva, a aprendizagem formal sustenta a formação geral do aluno. Isso se desenvolve através de um cotidiano escolar exigente, em uma grade curricular diversificada e em uma série de desafios de aprendizagem propostos aos alunos durante o Ensino Fundamental II.

O aluno do Ensino Fundamental II terá, inicialmente, o desafio de se organizar e se apropriar da nova estrutura de funcionamento, em função da ampliação da grade curricular e da entrada de vários professores para administrar cada disciplina. A equipe de professores e o professor tutor dedicam-se a trabalhar, com os alunos do 6º ano, procedimentos que visem a organização de sua rotina escolar, com vistas à sua autonomia. Dessa forma, são trabalhados os procedimentos que propiciem:

  • ampliar a habilidade de anotar seus compromissos na agenda, tendo em vista seus vários professores, os prazos, o horário de aulas e, em decorrência, aprender a selecionar o material que fica na escola e o que se leva para casa; 
  • aprofundar as formas e os caminhos de aquisição de um peculiar modo de estudo; e ampliar sua noção sobre a responsabilidade que lhe cabe entre ensino e estudo/aprendizagem;
  • as mudanças no Ensino Fundamental II são vistas como uma situação muito positiva pelos alunos, uma vez que entendem como a aquisição de um novo e importante status escolar. Assim, aguardam os desafios com muita curiosidade;
  • saber que embora cada disciplina tenha sua denominação, seu objeto de estudo e um método próprio, ela é uma parte do conhecimento humano e somente com a articulação entre elas é que se pode compreender o mundo;
  • aprofundar a capacidade de registro, compreendendo que esse fazer é um processo de aprendizagem em si, e é material de controle e de consulta em seus estudos;
  • pesquisar, selecionar, organizar e interpretar a informação de forma crítica em função das situações-problema ou questões colocadas; e aprofundar o uso das tecnologias de informação e comunicação no percurso de sua aprendizagem. 

Clique no link e confira a grade curricular do Ensino Fundamental II.

 

 

Diretor-geral
Harlei Alberto Florentino

Coordenadoras Pedagógicas
Adriana Elisabeth Dias (6º e 7º ano)
Laura Meloni Nassar (8º e 9º ano)

Auxiliar de Coordenação
Carolina Maria Binatti (6º ao 9º ano)

Assessora de Práticas Inclusivas
Nana Corrêa Navarro

 

Professores
Alex Kantorowicz Buck: Música - 6º ao 9º ano
André Pereira: Oficinas - Improlínguas: teatro de improviso - 7º e 8º ano
André Silva Grinberg: Oficinas - Palhaçaria - 7º e 8º ano | Educação Física - 7º ano
Arthur Acosta Baldin: Assistente de Teatro
Bruno Picchi: Geografia - 7º ao 9º ano
Bruno Storni: Ed. Artística - 6º ao 9º ano
Carolina Reuter Camargo Helene: Oficina da Ciência - 6º ano
Christiane Fernanes: Assistente de Orientação Profissional
Cynthia Gyuru: Oficinas - Criação de um livro ilustrado - 7º e 8º ano
Daniel Mantovani: Oficinas - Produção audiovisual para web - 7º e 8º ano
Daniel Vardi: Oficinas - HQ e CyberArte - 7º e 8º ano
Eric Jan Krotosznski: Teatro - 6º ao 9º ano
Eric Rodrigues Netto: Coordenador de Biblioteca
Evandro Rodrigues da Silva: Língua Portuguesa - 8º e 9º ano
Felipe Marques Pagliato: Música - 6º e 7º ano
Gabriel Zei: Oficinas - Degustando saberes e sabores - 7º e 8º ano
Guilherme Xavier da Silveira Viana: Inglês - 6º, 7º e 9º ano
João Paulo Simão: Capoeira e Atividades Acrobáticas - 6º ao 9º ano
Júlia de Andrade Henrique dos Santos: Dança - 6º ao 9º ano
Juliana Cernea: Inglês - 7º ano
Luciana de Oliveira Gerzoschowitz Moura: Matemática - 6º e 7º ano
Luísa Nunes Galvão Caron de Oliveira: Assistente de Biblioteca
Luiza Morandin: Oficinas - Identidade e estilo - 7º e 8º ano
Márcia Redua: História - 6º e 7º ano
Maria Cristina Ribeiro Ramos: Coordenadora de Línguas
Michelle Sestari Perego: Inglês - 6º, 8º e 9º ano
Nelson Antonio Calil Filho: Ciências - 6º e 7º ano
Ricardo Santoro: Biologia - 8º e 9º ano
Rodolfo Calil Bernardes: História - 8º e 9º ano
Sergio Luis dos Santos: Esportes - 6º ao 9º ano
Tarso de Miranda Pompeu Loureiro: Geografia - 6º ano | Aula de Apoio - 9º ano
Tomas Irici: Assistente de Ed. Artística - 6º ao 9º ano
Vania de Andrade Luz: Matemática - 8º e 9º ano
Vivian Gusmão: Língua Portuguesa - 6º e 7º ano

Tutora do 6º ano
Juliana Haim

Auxiliares de classe
Camila Harumi Hatamura
Filomena Aparecida da Silva

 

 

 

 

Acontece no Oswald

{$ event.title $}

{$ event.description $}
{$ unit.acronym | uppercase $}

Publicações

Blogs

12ª Dimensão

Blog sobre ciência e tecnologia, por Jacó Izidro Moura, professor de Física do Colégio Oswald.

Da Boca pra Fora

Blog da rádio escolar produzida por alunos voluntários do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I, com o objetivo de favorecer a produção e a difusão cultural.