Ensino Fundamental II

Novos conhecimentos, uma progressiva conquista de autonomia. O processo de aprendizagem torna-se mais profundo, exigente, formalizado. Essa etapa representa a potencialização do que vem sendo trabalhado desde o 1º ano do Ensino Fundamental I. O 6º ano do Ensino Fundamental II  marca uma sensível ampliação do mundo do aluno, quando ele toma contato com vários professores, alargando e diversificando suas experiências escolares.

Nosso trabalho se organiza de modo a possibilitar ao aluno o aprendizado dos conteúdos formais e simultaneamente desenvolver habilidades essenciais a seu crescimento e autonomia. Para tanto, oferecemos-lhe diferentes possibilidades de olhar, analisar, compreender, formar e exprimir opiniões e fazer escolhas e intervenções.

A aprendizagem da vida em grupo também é um dos focos de nossa proposta pedagógica, que contempla o enfrentamento da tensão entre as experiências individuais e coletivas e concebe o conhecimento como legado cultural e resultado de uma conquista pessoal.

O processo formativo é pautado em procedimentos, por exemplo, a tomada coletiva de decisões, a reflexão e encaminhamento de soluções de conflitos, a discussão de regras de convivência e a gestão de combinados necessários à articulação do grupo, dentro de um contexto institucional de convivência.

Os assuntos que interessam e preocupam os jovens dessa faixa etária são objetos de constante reflexão, e são trabalhados por intervenções previstas no currículo de cada disciplina ou por atividades propostas em função de necessidades que emergem durante o processo.

Nessa perspectiva, a aprendizagem formal sustenta a formação geral do aluno. Isso se desenvolve através de um cotidiano escolar exigente, em uma grade curricular diversificada e em uma série de desafios de aprendizagem propostos aos alunos durante o Ensino Fundamental II.

O aluno do Ensino Fundamental II terá, inicialmente, o desafio de se organizar e se apropriar da nova estrutura de funcionamento, em função da ampliação da grade curricular e da entrada de vários professores para administrar cada disciplina. A equipe de professores e o professor tutor dedicam-se a trabalhar, com os alunos do 6º ano, procedimentos que visem a organização de sua rotina escolar, com vistas à sua autonomia. Dessa forma, são trabalhados os procedimentos que propiciem:

• ampliar a habilidade de anotar seus compromissos na agenda, tendo em vista seus vários professores, os prazos, o horário de aulas e, em decorrência, aprender a selecionar o material que fica na escola e o que se leva para casa;
  • aprofundar as formas e os caminhos de aquisição de um peculiar modo de estudo; e ampliar sua noção sobre a responsabilidade que lhe cabe entre ensino e estudo/aprendizagem;
  • as mudanças no Ensino Fundamental II são vistas como uma situação muito positiva pelos alunos, uma vez que entendem como a aquisição de um novo e importante status escolar. Assim, aguardam os desafios com muita curiosidade;
  • saber que embora cada disciplina tenha sua denominação, seu objeto de estudo e um método próprio, ela é uma parte do conhecimento humano e somente com a articulação entre elas é que se pode compreender o mundo;
  • aprofundar a capacidade de registro, compreendendo que esse fazer é um processo de aprendizagem em si, e é material de controle e de consulta em seus estudos;
  • pesquisar, selecionar, organizar e interpretar a informação de forma crítica em função das situações-problema ou questões colocadas; e aprofundar o uso das tecnologias de informação e comunicação no percurso de sua aprendizagem.

Clique no link e confira a grade curricular do Ensino Fundamental II.

Diretor-geral
Harlei Alberto Florentino

Coordenadoras Pedagógicas
Adriana Elisabeth Dias (6º e 7º ano)