Ensino Fundamental I

 

O período que engloba o Ensino Fundamental I tem como proposta primordial proporcionar vivências que permitam às crianças o desenvolvimento do pensamento em vários âmbitos, como o da linguagem científica, literária, artística, corporal, matemática e tecnológica. A base de todas essas aprendizagens se dá no convívio social, conteúdo também fundamental de ensino, praticado no dia a dia da escola.

Os anos iniciais desse nível de ensino têm como marcas principais o processo de alfabetização e o seu desdobramento na leitura e escrita dos diversos tipos de textos que circulam socialmente. O exercício do confronto de diferentes pontos de vista que se estabelecem nas propostas discutidas em grupo promove, também, as bases para a construção do pensamento científico.

Investigar, sistematizar suas descobertas e comunicá-las são aprendizagens imprescindíveis nesse momento da escolaridade. Aprendem-se conteúdos factuais, procedimentais e atitudinais que, compartilhados entre todos, proporcionam a apropriação de nosso legado cultural.

Tornar-se autônomo quanto aos procedimentos de estudo é uma importante meta para o aluno de Ensino Fundamental I, que a realiza por meio das vivências que se mostram significativas no seu processo de escolarização.

 

Aprender a fazer boas perguntas, pesquisar de forma autônoma e ser capaz de confrontar seus pontos de vista com os dos colegas - e, assim, conhecer - são alguns dos principais desafios desse momento da escolaridade.

O ensino oferecido em diversas modalidades, como são as atividades permanentes e ocasionais, as sequências didáticas e os diversos projetos - muitos deles a partir de uma abordagem multidisciplinar - visam proporcionar situações didáticas potentes.

Os grandes projetos coletivos, como os que culminam nas Mostras Culturais, nos Festivais de Jogos ou nas Semanas Literárias, além de outros eventos realizados na escola, são contextos de compartilhamento entre todos os alunos que compõem a Unidade, promotores de inúmeras aprendizagens. Da mesma forma, as possibilidades de realização de Estudos do Meio e Trabalhos de Campo, e as trocas com convidados que possibilitam apreender novos saberes, privilegiam a ampliação do currículo.

Professores especialistas, polivalentes e auxiliares de classe trabalham em equipe para potencializar as aprendizagens dos alunos, considerando suas singularidades, discutindo formas de conduzir as atividades diárias, assim como as avaliações das aprendizagens, a partir de expectativas gerais e específicas para cada área de conhecimento.

Concebemos a escola enquanto um centro de pesquisa no qual todos ensinam e aprendem. Apoiamo-nos na perspectiva de espaços, estratégias e agrupamentos híbridos para respeitar cada aluno em sua singularidade.

Diretora Pedagógica
Maria Antonieta Giovedi

Coordenadores Pedagógicos
Fernando Ribeiro Pimentel (3º, 4º e 5º ano)
Rosane Mingues Reinert (1º  e 2º ano)

Assistente de Direção
Roseany Anetelle Rodrigues

Assistentes de Coordenação
Ana Paula Mateus (3º, 4º e 5º ano)
Tainá Herck Costa Lima (1º e 2º ano)

Assessora de Práticas Inclusivas
Nana Corrêa Navarro

Assistentes de Práticas Inclusivas
Eduardo Vallejos da Rocha 
Júlia Giovedi Arnoldi 

Professores
Aline Helena Iozzi de Castro
Ana Kalili Luisi
Anna Neaime 
Bruna Alfonsi
Carla Gobernate Favaro
Clarissa Liberali (Inglês)
Cláudia M. Lima Safioti Calixto
Eric Rodrigues Netto (Coordenador de Bibliotecas)
Flávia Bearzi dos Santos
Gabriela Garcez Ikeda
Jacó Izidoro de Moura (Oficina da Ciência)
Janaína Peresan (Expressão Corporal)
Juliana de Melo Maia Kawaguchi
Laura Pimentel
Liv Armstrong Namura
Lucas Mendes de Almeida Antonini (Inglês)
Luciana Palmieri Orefice (Inglês)  
Maria Marta A. P. B. Fonseca Nicholson (Inglês)
Maria Marta Lacoma
Marina Mendes Cardoso 
Maurício Braz de Carvalho (Música)
Natália Corrêa Martins
Patrício Casco (Educação Física)
Rebecca Seiko Moreira Iyama (Educadora de Biblioteca)
Renata Janaina Ortolan Abel
Simone Maria da Silva Giovani
Tatiana Kobayashi Sarmento Tatit

Auxiliares
Amanda Facanali Angelini
Angélica Viana de Araújo Monteiro
Beatriz Rodrigues Geraldo 
Bruna Maranholi Batista Silva
Carolina Cernev 
Daniel Rivera de Castro
Daniele Conrado C. C. de Almeida
Gabriela Dias Emerick
Giovanna Colini
Luiza Papaterra
Marcela Guzovsky
Maria Aparecida (Cida) dos Santos de Oliveira (Educação Artística)
Maria Fernanda Martorano Pugliesi
Maria Luísa Almeida Côrrea
Patrícia Patachini Agostino Spinelli
Rita de Cássia Próspero Araújo
Sabrina Lima Lopes Silva
Sofia Lima
Tammy Niwa Watanabe
Vanessa Maria Soares Gurgel do Amaral (Oficina da Ciência) 

Auxiliares de pátio
Albertina Rocha (Tina)
Cézar Augusto da Silva
Daiane Alves de Melo
Janete Francisca dos Santos
Maria do Socorro Dantas da Silva Araújo 

Acontece no Oswald

{$ event.title $}

{$ event.description $}
{$ unit.acronym | uppercase $}

Publicações

Blogs

12ª Dimensão

Blog sobre ciência e tecnologia, por Jacó Izidro Moura, professor de Física do Colégio Oswald.

Rádio Da Boca pra Fora

Blog da rádio escolar produzida por alunos voluntários do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I, com o objetivo de favorecer a produção e a difusão cultural.