Ensino Fundamental I

 

O período que engloba o Ensino Fundamental I tem como proposta primordial proporcionar vivências que permitam às crianças o desenvolvimento do pensamento em vários âmbitos, como o da linguagem científica, literária, artística, corporal, matemática e tecnológica. A base de todas essas aprendizagens se dá no convívio social, conteúdo também fundamental de ensino, praticado no dia a dia da escola.

Os anos iniciais desse nível de ensino têm como marcas principais o processo de alfabetização e o seu desdobramento na leitura e escrita dos diversos tipos de textos que circulam socialmente. O exercício do confronto de diferentes pontos de vista que se estabelecem nas propostas discutidas em grupo promove, também, as bases para a construção do pensamento científico.

Investigar, sistematizar suas descobertas e comunicá-las são aprendizagens imprescindíveis nesse momento da escolaridade. Aprendem-se conteúdos factuais, procedimentais e atitudinais que, compartilhados entre todos, proporcionam a apropriação de nosso legado cultural.

Tornar-se autônomo quanto aos procedimentos de estudo é uma importante meta para o aluno de Ensino Fundamental I, que a realiza por meio das vivências que se mostram significativas no seu processo de escolarização.

 

Aprender a fazer boas perguntas, pesquisar de forma autônoma e ser capaz de confrontar seus pontos de vista com os dos colegas - e, assim, conhecer - são alguns dos principais desafios desse momento da escolaridade.

O ensino oferecido em diversas modalidades, como são as atividades permanentes e ocasionais, as sequências didáticas e os diversos projetos - muitos deles a partir de uma abordagem multidisciplinar - visam proporcionar situações didáticas potentes.

Os grandes projetos coletivos, como os que culminam nas Mostras Culturais, nos Festivais de Jogos ou nas Semanas Literárias, além de outros eventos realizados na escola, são contextos de compartilhamento entre todos os alunos que compõem a Unidade, promotores de inúmeras aprendizagens. Da mesma forma, as possibilidades de realização de Estudos do Meio e Trabalhos de Campo, e as trocas com convidados que possibilitam apreender novos saberes, privilegiam a ampliação do currículo.

Professores especialistas, polivalentes e auxiliares de classe trabalham em equipe para potencializar as aprendizagens dos alunos, considerando suas singularidades, discutindo formas de conduzir as atividades diárias, assim como as avaliações das aprendizagens, a partir de expectativas gerais e específicas para cada área de conhecimento.

Concebemos a escola enquanto um centro de pesquisa no qual todos ensinam e aprendem. Apoiamo-nos na perspectiva de espaços, estratégias e agrupamentos híbridos para respeitar cada aluno em sua singularidade.

Diretora Pedagógica
Maria Antonieta Giovedi

Coordenadores Pedagógicos
Fernando Ribeiro Pimentel (3º, 4º e 5º ano)
Rosane Mingues Reinert (1º  e 2º ano)

Assistente de Direção
Roseany Anetelle Rodrigues

Assistentes de Coordenação
Sheila Paes Barreto (3º, 4º e 5º ano)
Tainá Herck Costa Lima (1º e 2º ano)

Assessora de Práticas Inclusivas
Nana Corrêa Navarro

Assistentes de Práticas Inclusivas
Júlia Giovedi Arnoldi - tarde
Olívia Mentone Nogueira - manhã

Professores
Aline Helena Iozzi de Castro Serdeira: 4º ano D - tarde
Ana Kalili Luisi: 2º ano C - tarde
Ana Luiza Santos Galvão Bueno: Inglês - 1º ano - tarde
Ana Paula Mateus: 5º ano A - manhã
Carla Gobernate Favaro: 3º ano B - manhã
Cláudia M. Lima Safioti Calixto: 5º ano B - manhã
Eric Rodrigues Netto: Coordenador de Biblioteca
Flávia Bearzi dos Santos: 4º ano C - tarde
Francisco Figueira de Mello Linares: Artes Plásticas - 2º ao 5º ano - manhã e tarde
Gabriela Garcez Ikeda: 3º ano C - tarde
Jacó Izidro de Moura: Oficina de Ciências - 5º ano - manhã e tarde
Janaína Peresan: Expressão Corporal - 1º e 2º ano - manhã e tarde
Juliana de Melo Maia Kawaguchi: 1º ano B - manhã
Laura Pimentel: 1º ano C - tarde
Liv Armstrong Namura: 2º ano A - manhã | 2º ano D - tarde
Lucas Mendes de Almeida Antonini: Inglês - 2º ao 5º ano - manhã
Luciana Palmieri Orefice: Inglês - 2º ao 5º ano - tarde
Maria Cristina Ribeiro Ramos: Inglês - Coordenadora
Maria Marta Lacoma: 3º ano A - manhã
Maurício Braz de Carvalho: Música - 1º ao 5º ano - manhã e tarde
Natália Corrêa Martins: 1º ano A – manhã
Patrício Casco: Corpo e Movimento - 1º ao 5º ano - manhã e tarde
Simone Giovani: 2º ano B - manhã
Tatiana Kobayashi Sarmento Tatit: 4º ano A - manhã   
Viviane Pedrosa Maia: 5º ano C - tarde

Auxiliares
Amanda Facanali Angelini: 5º ano C - tarde
Angélica Viana de Araújo Monteiro: 4º ano C - tarde
Bruna Batista: 2º ano A - manhã
Bruna Giuliano Claro da Silva: 5º ano B - manhã
Cristiane Farah Kairalla: 1º ano C - tarde
Daniele Conrado: 1º ano B - manhã
Gabriela Dias Emeric: 2º ano C - tarde
Giovanna Colini: 5º ano A - manhã
Isabel de Campos Rezende: 1º ano A - manhã
Luiza Capucci: 3º ano B - manhã
Luiza Pappaterra: 2º ano D - tarde
Maria Aparecida dos Santos de Oliveira: Artes Plásticas - 1º ao 5º ano - manhã e tarde
Maria Luísa Almeida Côrrea: 4º ano D - tarde
Mariana Moga de Moura e Silva: Música - 1º ao 5º ano - manhã e tarde
Pedro Elias Maia Coutinho: 3º ano A - manhã
Rebecca Seiko Moreira Iyama: Auxiliar de Biblioteca
Rita Araújo: 2º ano B - manhã
Sabrina Lima Lopes Silva: 3º ano C - tarde
Tammy Niwa Watanabe: 4º ano A - manhã
Vanessa Maria Soares Gurgel do Amaral: Oficina da Ciência - 5º ano - manhã e tarde

Acontece no Oswald

{$ event.title $}

{$ event.description $}
{$ unit.acronym | uppercase $}

Publicações

Blogs

12ª Dimensão

Blog sobre ciência e tecnologia, por Jacó Izidro Moura, professor de Física do Colégio Oswald.

Da Boca pra Fora

Blog da rádio escolar produzida por alunos voluntários do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I, com o objetivo de favorecer a produção e a difusão cultural.