Trabalho da equipe pedagógica

Os alunos do Ensino Fundamental I frequentam um espaço especialmente preparado para eles, com salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, ateliê de artes, oficina, sala de música e quadra de esportes. São ambientes organizados para promover, diariamente, o trabalho formal de ensino, estudo e aprendizagem, além de espaço externo para recreação, com brinquedos, areia, gramados, árvores, bancos e pátios.

O ponto de partida de nossas aulas são as questões elaboradas pelos professores e alunos. A partir delas, buscam e selecionam informações, por meio de entrevistas, aulas expositivas ou práticas, para, finalmente, tirar suas conclusões. Em seguida registram suas descobertas, comunicam suas pesquisas, expõem seus trabalhos. O professor, por seu lado, preocupa-se em antecipar e explicitar para os alunos os seus objetivos, as etapas do trabalho e as formas e critérios de avaliação de cada unidade de ensino, tendo em vista aumentar a responsabilidade do aluno com relação aos aspectos essenciais de seu papel de estudante.

Os conteúdos relativos aos fatos e conceitos vinculados às questões são básicos para compreender a realidade na qual vivemos e para fundamentar as opiniões com argumentos consistentes.

Os conteúdos relacionados aos procedimentos são ensinados em todas as fases e etapas do trabalho, principalmente aquelas relacionadas com a busca de informação.

Os conteúdos atitudinais estão relacionados aos valores de cooperação, de respeito e de comprometimento e responsabilidade com as tarefas e com o aprendizado.

As interações entre todos e o compartilhamento das aprendizagens são muito valorizados, pois constituem um campo por meio do qual o mundo social guia o aluno em seu desenvolvimento. Neste campo se dá a apropriação dos instrumentos da cultura que se construíram ao longo da história da humanidade. Nas interações, os alunos são desafiados e podem ir um pouco além de quando estão sozinhos, modificando, na própria atividade conjunta, seus conhecimentos e discursos.

A relação com as famílias

Nessa faixa etária, as referências sociais se abrem de forma crescente e o aluno começa a dar passos maiores em direção à autonomia. Assim, é importante ampliar suas possibilidades de gerir, com o nosso apoio, sua vida escolar cada vez mais autonomamente.

Nesse processo, contamos com o acompanhamento dos pais. E, para isso, é preciso que famílias e escola estejam articuladas. Nesse sentido, planejamos situações de troca entre escola e pais, seja em contatos individuais ou reuniões grupais, nas quais se abordam o trabalho pedagógico e aspectos gerais da educação.

O aluno do Ensino Fundamental I tem, ao longo dos cinco anos, uma série de desafios na sua vida de estudante.

É desafiado com a leitura e a produção escrita em diferentes gêneros de textos por meio de sequências didáticas, adquire habilidades fundamentais para tornar-se um leitor proficiente e para produzir textos escritos com coerência e coesão ortográfica e gramatical, aproximando-se assim dos vários gêneros tomados como modelos de referência. Além disso, o aluno passa pela experiência da  produção oral em gêneros formais como seminários, debates e contação de histórias.

Em paralelo ao aprofundamento do trabalho com leitura e escrita, que é desenvolvido nas diversas matérias da grade curricular, e com a oralidade, o aluno vive gradualmente um aumento das exigências do cotidiano escolar e de solicitações em relação à sua autonomia (cuidados com o próprio material, organização e cumprimento dos estudos em sala e em casa, registros de aula, avaliações), que têm como objetivo levá-lo a constituir procedimentos de estudo e lidar com o mundo do conhecimento.

O Trabalho de Investigação

O trabalho de investigação organizado e sistematizado possibiita ao aluno, além do aprofundamento em diversos temas de estudo, desenvolver habilidades relacionadas à metodologia de pesquisa. Nele, o aluno se depara com importantes desafios, como explicitar as questões a serem pesquisadas, planejar, saber consultar livros, sites e outras fontes de pesquisa, além de organizar-se com diferentes leituras e cooperar no trabalho em grupo.

Esse processo permite que, ao final do Ensino Fundamental I, nosso aluno tenha se apropriado de ferramentas básicas para realizar, com maior autonomia, as suas investigações e pesquisas nas diversas áreas do conhecimento.

O Trabalho com Matemática

Em Matemática, nosso aluno é estimulado a resolver problemas, ponto de partida de todo o trabalho. Assim, ele aprende a mobilizar todo seu conhecimento e a colocar sua investigação em função da resolução desses desafios. Aprende a utilizar conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis para resolver problemas. Aprende a comunicar-se matematicamente, propõe e testa hipóteses, argumentando sobre suas conjecturas, utilizando, além da dedução e da indução, outras formas de raciocínio, por exemplo, a analogia e a estimativa. Ele desenvolve segurança com relação à própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, cultivando a autoestima, o respeito ao trabalho dos colegas e a perseverança na busca de soluções.

Diretora Pedagógica
Maria Antonieta Giovedi

Coordenadores Pedagógicos
Fernando Ribeiro Pimentel (3º, 4º e 5º ano)