Colégio Oswald

Fundado na segunda metade da década de 1970, o Colégio Oswald de Andrade está intimamente associado a um conceito que o caracteriza desde a sua origem: a inovação. Isso se deve a fatos que fazem parte da trajetória da instituição.

Fomos inovadores ao implantar o Estudo de Meio como recurso pedagógico, ao instituir no Ensino Fundamental o trabalho com Projetos de Pesquisa e, no Ensino Médio, o Projeto Teses, hoje integrados à prática pedagógica de outras importantes instituições de ensino. Inovamos, também, ao introduzir no currículo a reunião de classe, espaço formal de exercício da cidadania.

Valorizamos o exercício da inovação especialmente naquilo que, de fato, faz a diferença; ou seja, na forma como entendemos e praticamos o ensino, promovendo a aprendizagem. Desde sempre, nosso aluno é chamado a conhecer e reconhecer o legado do conhecimento produzido pelo homem ao longo da história, para compreender conceitos, fatos e metodologias que promovem as habilidades necessárias a uma aprendizagem consistente. É incentivado a desenvolver competências que lhe permitam realizar projetos pessoais, tomar posições e agir com autonomia, responsabilidade e independência, valorizando o espaço coletivo e a cooperação. É estimulado, ainda, a enfrentar os desafios no percurso que leva à vida adulta.

É esse aluno bem instrumentalizado, que considera o sentido ético dos relacionamentos e sua ação sobre o mundo, apto a escolher diferentes caminhos de formação acadêmica e profissional, que nos dedicamos a formar todos os dias..

As tecnologias digitais e a internet produzem, hoje, uma revolução no modo de produção do conhecimento e na difusão de informações. A revolução digital é, no entanto, a “ponta do iceberg” de transformações ainda mais profundas nas relações humanas, no domínio econômico e no campo social. 

É nesse ambiente marcado por incessante transformação que nossos alunos crescem e se desenvolvem. De nada lhes servem conhecimentos que ficaram na poeira da história. Do passado, há muito a preservar, no entanto. A começar pelo imenso legado técnico, científico e cultural construído pela humanidade ao longo de milhares de anos de história, cuja importância o aluno do Oswald é incentivado desde sempre a valorizar e a incorporar à sua vida e ao seu estudo. 

Ganham destaque nesse âmbito as disciplinas clássicas, o ensino de idiomas, de matemática, das ciências físicas, químicas e biológicas. Com a mesma importância estão as matérias ligadas à comunicação e expressão, à compreensão dos fenômenos históricos e geográficos. O aluno do Oswald tem também a oportunidade de optar por disciplinas que lhe permitem explorar outras dimensões de sua curiosidade intelectual e emocional. 

Para estimular os alunos a encarar tais desafios, o Oswald lança mão de um Projeto Pedagógico que procura transmitir e valorizar o legado técnico, científico e cultural da humanidade. O resultado desse processo é que o aluno constrói, ao longo do tempo, uma sólida formação intelectual e ética, aliada a uma postura aberta às inovações e ao relacionamento com pessoas, situações, ambientes e mundos diferentes. O aluno do Oswald aprende, dessa forma, a buscar por conta própria soluções para os problemas e desafios que lhe são apresentados.

Dotado de postura investigativa e inteligência flexível, pronto a explorar as habilidades e competências que o século XXI mais precisa: assim é o aluno oswaldiano.

Nossa Missão
Formar alunos para que possam alcançar realização pessoal e profissional.
 
Nossa Visão
Instrumentalizar o aluno para enfrentar desafios presentes e futuros pela ação educativa, mensurável em seus resultados; oferecer-lhe condições para construir sua vocação e exercê-la com disposição e responsabilidade social, por meio de um ambiente cultural estimulante.

Nossos Valores
1. Compromisso
Acreditamos que cada indivíduo deva sentir como próprios os objetivos e metas da instituição, apoiando e operacionalizando decisões que contribuam para alcançar objetivos comuns. Consideramos fundamental honrar os deveres e direitos tanto por parte da escola quanto por parte das famílias.

2. Cultivo de talentos
Valorizamos os profissionais que se destacam na sua área de atuação. Agregamos esses profissionais a equipes multitarefa, que propõem soluções para os desafios da instituição, e identificamos e desenvolvemos os talentos de nossos alunos.

3. Diversidade
Valorizamos a diversidade pedagógica, cultural e social. Acreditamos que a diversidade de ideias e opiniões leva ao enriquecimento do processo educacional.

4. Ética
Administramos nossos relacionamentos de forma transparente e verdadeira. Provemos informações claras sobre nossos processos e práticas.

5. Inovação e Criatividade
Nosso ambiente deve propiciar e estimular a inovação e a criatividade. Fazem parte da essência da organização a inovação contínua e o surgimento e o aproveitamento de novas ideias.

6. Produção de conhecimento integrado
Acreditamos que a produção de conhecimento integrado está acima da mera segmentação disciplinar. Trabalhamos para oferecer condições aos profissionais e alunos para que estabeleçam relações construtivas, aprimorando o conhecimento institucional.
 
7. Respeito
O respeito deve estar presente nas relações interpessoais dentro da escola, nas relações entre a escola e sua comunidade e também com a sociedade de uma forma geral. Cuidamos do ambiente de trabalho e do meio ambiente, contribuindo para a condição de vida de todos.
 
8. Trabalho em equipe
Acreditamos que uma instituição educacional deve incentivar o trabalho em equipe de seus profissionais e também de seus alunos.

Diretor-geral 
Harlei Alberto Florentino

Diretora de Relações Institucionais
Maria de Lourdes Trevisan

Diretora Pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I
Maria Antonieta Giovedi

 

Ser capaz de lidar com os diversos aspectos da cultura digital e com os avanços tecnológicos é um desafio colocado no cotidiano de nossos alunos. As velozes mudanças nesse campo têm possibilitado o desenvolvimento de novas formas de relação com o conhecimento e com a aprendizagem que afetam diretamente o modo como apreendemos o mundo. Esse cenário abre uma série de oportunidades de trabalho que o Oswald considera muito importantes. Em sala de aula, ajudamos o aluno a usar a tecnologia em favor de sua vida escolar e problematizamos as formas de uso de cada instrumento.

Além do uso pedagógico da internet, a escola também tem explorado os usos pedagógicos e de comunicação das redes sociais e outras ferramentas digitais. Softwares específicos, blogs, grupos virtuais, produções audiovisuais, redes sociais e outras plataformas vêm sendo testadas em diversos cursos, como ferramentas de registro do cotidiano escolar e de compartilhamento das produções de nossos alunos.

Você pode saber mais sobre a nossa escola e acompanhar nosso cotidiano em nossas redes.

Conheça em mais detalhes o Projeto Político Pedagógico do Colégio Oswald de Andrade. Ele detalha as concepções educacionais e metodológicas de nossa escola, e é um documento de referência para toda a nossa equipe. Clique no link abaixo para visualizá-lo.

Projeto Político Pedagógico

Os temas centrais detalhados no Projeto Político pedagógico também estão na série de vídeos "Oswald Mosaico", apresentada pela direção e pelas coordenações dos diferentes níveis. Clique no link abaixo para acessar o material: 

Oswald Mosaico

O trabalho de Orientação Profissional desenvolve uma série de ações que auxiliam os alunos na construção de seus projetos de vida após a saída da escola. A escolha da universidade, os cursos superiores e o mundo do trabalho são alguns dos focos dessa atividade. Junto a isso, durante o Ensino Médio, o Colégio Oswald desenvolve um programa de simulados e diagnósticos individuais de aprendizagem que auxiliam os alunos na preparação para o ENEM e os vestibulares.

Clique aqui e saiba mais sobre o nosso projeto de Orientação Profissional.

 
Acontece no Oswald

{$ event.title $}

{$ event.description $}
{$ unit.acronym | uppercase $}

Publicações

Blogs

12ª Dimensão

Blog sobre ciência e tecnologia, por Jacó Izidro Moura, professor de Física do Colégio Oswald.

Da Boca pra Fora

Blog da rádio escolar produzida por alunos voluntários do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I, com o objetivo de favorecer a produção e a difusão cultural.